sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Escolinha de Futsal


Objectivos gerais

No âmbito do processo de formação, pretendemos proporcionar uma actividade desportiva regular e sistemática, previlegiando uma formação desportiva de base recorrendo à variedade e abrangência das formas desportivas pluridisciplinares, contribuindo para a formação multilateral das crianças e jovens.
No que concerne ao processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, técnicas e práticas desportivo-corporais, fomentar a criação de uma estrutura de base, tendo sempre como meta a aquisição e desenvolvimento das capacidades coordenativas e condicionais, bem como o desenvolvimento físico qualitativo.
Pretendemos também visar a aquisição de condutas e comportamentos civico-desportivos, respeitando a individualidade.
Em suma, contribuir para a formação integral e harmoniosa das crianças, ocupando o seu tempo com hábitos de vida saudáveis e activos.

Objectivos Específicos

▪ Pretendemos que os atletas sejam orientados para a tarefa/mestria e não orientados para o resultado.
▪ Proporcionar a aquisiçao de competências fundamentais para potenciar a aprendizagem dos jogos desportivos colectivos.
▪ Incutir o cumprimento de regras.
▪ Motivar a aprendizagem de condutas sociais através de jogos.
▪ Respeitar decisões e a vitória/derrota de forma ordeira e correcta.
▪ Adquirir noções básicas de postura, deslocamento e acção que servirão de base a qualquer forma jogada.
▪ Dominar aspectos cognitivos (conhecer as regras e dominá-las);
▪ Aprender os gestos técnicos inerentes à modalidade:
▪ Domínio da manipulação de bola, passe, recepção, remate, drible, etc…
▪ Combater aglomeração em torno da bola;
▪ Ter uma ocupação racional do espaço;
▪ Realizar deslocamentos e transições.

Princípios

Para o cumprimento dos objectivos a que nos propômos, deveremos:
▪ Adequar a actividade física/desportiva à idade biológica das crianças, num processo individualizado, de acordo com o estado maturacional e desenvolvimento dos mesmos;
▪ Previlegiar o desenvolvimento das capacidades motoras, com dominância das coordenativas; utilizar métodos de treino agradáveis e atraentes, valorizando o jogo;
▪ Promover situações de solicitação motora convenientemente ajustadas e doseadas, no âmbito da dinâmica da carga e recuperação;
▪ Assegurar a progressividade das cargas de treino, compatibilizando as necessidades e obrigações de caractér escolar e social, com as da actividade desportiva;
▪ Respeitar o princípio da variação das condições de exercitação, da realização dos movimentos e variação de exercícios;
▪ Assegurar a preponderância do desenvolvimento de acções tácticas desportivas elementares, solicitando os aspectos técnicos fundamentais, impedindo comportamentos atípicos;
▪ Procurar que as crianças se sintam bem no movimento, no jogo e no desporto, experimentando-o de forma verdadeiramente gratificante e positiva;
▪ Competir em moldes adequados, apoiada em modelos formativos.

Nivel A : 5-7 Anos

A idade escolar é considerada a fase áurea da vida, em termos de psicologia evolutiva, pois é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de actividades psicológicas mais complexas como, por exemplo, o uso da linguagem articulada.
Quase todas as teorias do desenvolvimento humano admitem que a idade pré-escolar é de fundamental importância na vida humana, por ser esse o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo começam a tomar formas claras e definidas.
São grandes e significativas as mudanças que ocorrem durante o período da chamada fase mágica, nas principais áreas de desenvolvimento motor, intelectual, emocional, afectivo e social.
Neste nível, propômos actividades físicas para desenvolver e potenciar as capacidades dos atletas como:
► Exploração da Natureza: Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração.
► Deslocamento e Equilíbrio: Manutenção de uma postura que permita a realização continuada de novas actividades.
► Rítmicas e Expressivas: Realização de movimentos locomotores, posturais e criativos, através da expressão corporal.
► Jogos de Atenção/Coordenação: Abordagem de práticas lúdico-motoras associadas à cultura popular.
► Perícia e Manipulação: Relacionamento específico e intencional entre o praticante e os objectos.
► Oposição e Luta: Domínio de comportamentos de oposição e confronto corporal.
► Noções Elementares de Futsal: Domínio de aspectos básicos relacionados com a modalidade.

Nivel B : 8-9 Anos
A etapa de preparação básica, abarca a idade dos desportistas de 8 e 9 anos. A preocupação nesta etapa é o desenvolvimento total da criança e o fortalecimento dos seu sistema da saúde. Nesta etapa inicia-se, ainda, a aprendizagem das técnicas desportivas básicas assim como o despertar nas crianças do interesse pela prática desportiva e a dedicação a um determinado tempo de treino. Nesta etapa dá-se preferência a movimentos naturais como a corrida e jogos desportivos, começando a vincar-se no final dela a fixação de determinadas habilidades e capacidades desportivas.
1 – Jogos Pré-desportivos
Aquisição de competências que permitam a facilitação da aprendizagem dos jogos desportivos.
2,3,4,5 – Andebol, Basquetebol, Futebol, Voleibol, ,
Desenvolvimento de acções motoras e aquisição de habilidades específicas às acções técnico-tácticas.
6 – Atletismo
Desenvolvimento das acções motoras básicas; correr, saltar e lançar.
7 – Ginástica
Abordagem de destrezas gímnicas; enrolamentos, deslocamentos e posições de equilíbrio.

Nivel C : 10-11 Anos

A criança neste nível aprende o mais importante, que é viver em grupo e participar de actividades físicas e desportivas utilizando as capacidades motoras (força, resistência, agilidade, flexibilidade e velocidade) dando suporte para que a mesma aprenda técnicas desportivas e regras básicas de jogos.
É também nesta fase que se inicia o período pré competitivo, preparando para a fase seguinte de forma disciplinada, educada e respeituosa, tendo o fair-play como premissa principal.
Por conseguinte, esta é também a fase transitória no que concerne ao abandono de carácter geral na abordagem ao treino, e consequente início de especialização na modalidade correspondente, o futsal.

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