quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

C.A. Pedras Rubras 3 - 1 SC Arcozelo - Comentário Iniciados

Cinco inicial - Nuno, Mário, Moreira, António e Lucas
Jogaram ainda - Eliseu, Tiago, João Miguel, Diogo e Meira

Marcha do marcador: 0-1, 1-1; 2-1, Int, 3-1

   No primeiro jogo da 2ª volta, aquela que se espera que seja de afirmação da qualidade desta equipa e do trabalho que é desenvolvido nesta casa. Sabía-mos, em ante-mão, que iríamos defrontar uma equipa de elevada qualidade, pois o Pedras Rubras tem a fama de ser um bom clube de formação, apresentando um modelo de jogo bastante atractivo e desenvolvido para estas idades. Cientes das dificuldades que iríamos enfrentar, estávamos também confiantes no nosso trabalho e qualidades, pelo que procurávamos, sobretudo, corrigir o resultado da primeira volta, que nos era desfavorável em 1-10, procurando a vitória, baseada numa postura tomada estrategicamente para conseguir controlar a boa troca de bola da equipa da casa.

  Com a iniciativa do jogo entregue aos homens da casa, os primeiros minutos foram marcados por intensa troca de bola entre os homens da casa e alguns remates de longe, sem criar perigo para a baliza de Nuno, que teve pouco trabalho nos primeiros momentos do encontro. Os forasteiros, passam para a frente, na 1ª oportunidade de golo e consequente 1º remate, por intermédio de Moreira, que após uma boa jogada individual, ao tirar um adversário da frente e à entrada da área, remata rasteiro ao canto inferior esquerdo da baliza do Pedras Rubras, fazendo assim o 0-1 (4') e reforçar a nossa confiança para enfrentar o resto do encontro. A partir deste momento, o jogo mudou, de forma que Nuno teve mais trabalho e as oportunidades foram aparecendo, fruto de alguma desconcentração dos forasteiros.
  
  Após o golo de Moreira, Nuno é colocado à prova e é obrigado a realizar duas defesas de alto nível, ao que os jovens atletas da formação gaiense respondem com uma oportunidade para Lucas, em situação 1x0, proporcionando a defesa ao guarda-redes do pedras rubras, um remate de Moreira que obriga o guarda-redes da casa a defesa incompleta, e novamente com nova oportunidade para Lucas, mais uma vez em situação 1x0, ao qual o guarda-redes da casa responde com uma saída impetuosa, mas eficaz. A partir deste momento, pouco mais se viu dos forasteiros a nível ofensivo, com as tentativas a serem quase sempre bem interrompidas ou a finalização a não ser a mais eficaz, não criando grandes oportunidades de perigo. Em resposta a estas situações de perigo criadas pelos gaienses, o Pedras Rubras responde numa situação de bola parada, com um remate forte desviada para a trave por Nuno. O empate surge por volta do minuto 10, numa perda de bola dos forasteiros, que apanhados em contra-pé, deixam o Pedras Rubras em situação de 2x0. A reviravolta no marcador acontece por volta do minuto 14', numa boa jogada colectiva da equipa da casa, embora com alguma sorte no ressalto antes do último toque, após mais uma boa defesa de Nuno.

  Resultado, algo injusto na 1ª parte, principalmente pela boa consistência defensiva demonstrada pelos forasteiros e pelas oportunidades criadas, que tiveram mais perto de aumentar a vantagem do que sofrer os dois golos, frutos da pressão realizada pela equipa da casa, que procurava não deixar sair a jogar.

  Após o intervalo, procuramos ajustar alguns erros defensivos e procurar sair mais e melhor para o ataque, mas o adversário surpreendeu-nos ao entrar muito forte e faz o 3-1 ainda nem 1 minuto tinha decorrido na 2ª parte. As oportunidades foram surgindo, mas Nuno foi respondendo à altura, assim como fez ao longo de todo o encontro, mesmo nos 3 golos sofridos, pouco mais poderia fazer. Nos instantes finais, pressionamos o adversário, subindo as linhas, conseguindo fazer com que o a equipa da casa treme-se, embora não tenhamos criado nenhuma oportunidade flagrante de golo.

  Vitória justa, principalmente pelo domínio exercido pela equipa da casa na 2ª parte, deixando aqui os parabéns e felicidades para o resto do campeonato do Pedras Rubras.

  Um obrigado também pelas palavras simpáticas por parte do Pedras Rubras, no seu blogue oficial, pelo que passa a citar: 

"O Arcozelo apresentou-se reforçado, bem orientado e mais consistente nas sua manobras defensivas e ofensivas. A diferença desta equipa para a 1ª volta é enorme (...) O Arcozelo estava muito fechado na sua meia quadra e dificultava muito a nossa tarefa. Com paciência e muito trabalho colectivo, fomos criando situações de golo que o g/r contrário ia anulando uma atrás da outra (excelente exibição) (...)  Nos instantes finais o nosso opositor quis ainda pressionar um pouco mas não demos qualquer hipótese de êxito."


Fica aqui o registo, por alguém que não está ligado ao trabalho que tem vindo a ser realizado nesta casa, que apesar de as vitórias não estarem a aparecer, certamente elas irão começar a surgir, mas para isso é necessário dar o máximo em todos os treinos e jogos. Mais uma vez, os parabéns aos meus atletas pelo esforço e querer que demonstraram em campo.

O treinador,
Ricardo Domingues.

Sem comentários:

Enviar um comentário